Artigos e Notícias

 

 

 

 

 

Artigo 1

MORRIS NETHERTON

O "pai" da TVP no Brasil.

 

autor: Regis Mesquita

 

No último mês de Maio, o psicólogo Morris Netherton esteve em São Paulo participando de um treinamento em Terapia de Vidas Passadas. Mais de 70 psicólogos e médicos participaram desta jornada que teve como tema "A Memória Emocional", que é o que há de mais novo em TVP. Veja a seguir um breve resumo do tema tratado.

Segundo Netherton a memória de um evento passado, seja de outra vida ou não, possui 3 elementos principais: pensamento, emoção e sensação. Ou seja, toda memória é composta da lembrança dos fatos que ocorreram e do que pensamos sobre eles, das emoções sentidas neste mesmo momento e das sensações experienciadas no corpo. A mente grava tudo o que acontece, nos seus mínimos detalhes.

Uma vez gravado, este passado pode continuar repercutindo no presente. Uma mulher que foi abandonada por um namorado pode decidir que ter relacionamento com homens significa sofrimento e depois de 20 anos continuar evitando qualquer aproximação masculina. Neste exemplo vê-se como o passado pode dominar o presente. A TVP procura auxiliar o paciente a eliminar este controle do passado (originado em outra vida, na vida intra-uterina, ou nesta vida) sobre a pessoa no presente. Para tanto ela tem que atuar nos três níveis da memória: pensamento, emoção e sensação. O resultado esperado neste processo de terapia é que a pessoa possa entender melhor e redecidir suas opções de vida, possa se libertar das sensações físicas que condicionam seu corpo e das emoções que a prendem ao passado.

O que se denomina "regressão" ocorre quando o paciente se reconecta com uma memória passada. A regressão ideal ocorre quando o paciente revive o passado em toda sua intensidade, produzindo a catarse e a transformação interior. Segundo Netherton as técnicas de TVP até hoje utilizadas possuem uma eficiência enorme para ajudar a pessoa a redecidir sua vida, e uma boa eficiência na liberação da memória emocional e somática. Neste curso ele ensinou como aumentar a eficiência da liberação da memória emocional (e também da memória somática).

Esta técnica deve ser utilizada quando o trabalho no plano de pensamento já estiver bem adiantado. O objetivo é limpar as cargas emocionais, relacionadas ao tema trabalhado em terapia, que ainda estejam atuando negativamente no presente. O recurso básico desta técnica é a respiração. Utilizando-a sempre, levamos o paciente a reviver o seu nascimento, e depois todos os aspectos do momento passado onde ocorreu o trauma. Após ajudar o paciente a passar por este momento traumático, soltando todas as emoções e todas as sensações físicas, ele retorna ao momento do nascimento e ao momento da entrada na vida atual. O fechamento do trabalho ocorre quando todas as cargas de vivências passadas estão esgotadas e o paciente pode experienciar seu nascimento e início da infância sem o peso daqueles condicionamentos adquiridos no passado. Com esta técnica o trabalho com a TVP aumenta sua eficiência e os beneficiados são os pacientes que podem ter acesso a melhores recursos de tratamento.

 

"A TVP não realiza cura milagrosa. O paciente é responsável por sua própria melhora. Pode ele mediante um intenso trabalho e concentração, deixar o seu passado para trás e impedi-lo de interferir no presente, possibilitando assim que toda a força do seu potencial humano se concretize". (Morris Netherton)

 

     O senhor na foto acima é o Morris Netherton

 

 

Saiba quem é Morris Netherton - Foi no início dos anos 60 que Morris Netherton (psicólogo - PhD) iniciou seus estudos sobre a influência das Vidas Passadas na Vida Atual. A partir destes estudos ele desenvolveu o principal e o mais reconhecido método de acesso à estas memórias passadas. Em 1978 publicou nos EUA seu primeiro livro, que na tradução brasileira recebeu o nome de "Vidas Passadas - uma abordagem psicoterápica" (Summus Editorial). Desde esta época vem ensinando a Terapia de Vidas Passadas em inúmeros países, tais como EUA, Suíça, Alemanha, Holanda, Canadá, Índia e Brasil.

Atualmente dirige na Califórnia a AAPLE, Association for the Alignment of Past Life Experience. Nestes mais de 30 anos de experiência em TVP ele acumulou um dos mais respeitáveis currículos da história da psicologia. Baseado nesta extraordinária experiência ele afirma que a TVP "não está, de modo algum, associado ao ocultismo, exceto quanto ao fato de compartilhar da aceitação da possibilidade da reencarnação". Afirma também que "acontecimentos de vidas precedentes podem produzir efeitos tão devastadores no comportamento atual de um paciente quanto qualquer coisa que lhe aconteça nesta existência" e que a Terapia de Vidas Passadas é eficiente mesmo naqueles que não acreditam em reencarnação.

(Morris Netherton foi trazido ao Brasil pelo Centro de Difusão Científico e Tecnológico - Hermínia P. Godoy)

 

 

Compartilhe este site |

 

 

Conheça meu livro Nascer Várias Vezes

Entenda melhor como a Terapia de Regressão pode te ajudar.

 

 

Artigos  /  Autor  /  Casos Clínicos  /  Consultas  /  Links  /  Livros  /  Frases  / 

  Perguntas e Respostas / Dicionário de TVP / Campanha /

 

 

 


Início t-v-p

 

Consultas / Blog Caminho Nobre / Jesus Cristo

Psicologia Racional / Nascer Várias Vezes / Facebook

 

 

 

 

 

Denuncie o tráfico de animais.
Saiba mais sobre este grave problema.

 

 

 

 

O conteúdo escrito deste site está registrado junto ao Escritório de Direitos Autorais da Fundação Biblioteca Nacional.

Proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site sem a autorização escrita do seu autor.

 

Copyright © 2001-2013 by Regis Soffiati Mesquita de Oliveira